terça-feira, 13 de setembro de 2011

Histórias da Moda: O início de tudo



Conforme eu havia prometido, o blog a partir de hoje contará com novidades. Passei os últimos dias organizando alguns detalhes para concretizar as ideias que tive quando pensei em criar este espaço, bem como as sugestões que recebi de alguns leitores.

Uma delas é o quadro "Histórias da Moda" que tem como objetivo apresentar a origem de cada peça do vestuário, as técnicas utilizadas, a biografia de estilistas e de outros profissionais da área, os termos usados, os tipos de tecidos e estampas, as peças do vestuário que marcaram época, ensaios e editoriais clássicos entre outros aspectos concernentes do mundo da moda.

Maria Antonieta e Luís XV

Escolhi para este quadro, o título do livro de Didier Grunbach, uma obra excelente que relata o surgimento, a evolução e o desenvolvimento da moda, com ilustrações lindíssimas e com uma ótima estrutura. Para quem gosta do assunto, vale a pena adquirir!


O objetivo principal do "Histórias da Moda" é compartilhar semanalmente pesquisas e estudos sobre o tema, de modo que os leitores terão a oportunidade de conhecer ou aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre os diversos temas que permeiam esta esfera.


Afinal, a moda faz parte de um contexto social e ao considerar que é diretamente influenciada por diversos fatores e acontecimentos que marcaram a história das sociedades, verifica-se sua importância histórica e cultural.

Dessa maneira, apresenta-se, a seguir, o primeiro post do "Histórias da Moda".

_______________________________________________________________



"O início de tudo" - Como e quando a roupa surgiu?


Não há precisão quanto a época que o homem começou a usar roupas, mas acredita-se que o uso delas iniciou e se espalhou para providenciar proteção contra fatores naturais e também por aparência. Contudo, pesquisas demonstram que as grandes civilizações antigas surgiram nos vales férteis do Eufrates, do Nilo e do Indu, ou seja, em regiões tropicais onde a proteção contra o frio não pode ter sido o principal motivo para se usar roupas (LAVER, 2006).


De acordo com James Laver (2006, p.7), ao longo da história da vestimenta houve poucas variações quanto a classificação da roupa, de modo que a distinção mais útil é a estabelecida pelos antropólogos que classifica os trajes em "tropical" e "ártico", uma vez que as vestimentas utilizadas se adequavam de acordo com a temperatura de cada região.

O uso da pele de outros animais se deu no momento que o homem percebeu que poderia aproveitar outros elementos derivados de sua caça, além da carne que servia como alimento, para proteger-se do frio, bem como da vegetação e dos espinhos que o machucavam ao andar pelas "matas".

Ao longo do uso empregou técnicas para deixar o couro mais macio e confortável, além de molda-lo de maneira que se adequasse e cobrisse mais o seu corpo.






Uma das primeiras técnicas, a título de curiosidade, foi a da "laboriosa mastigação" (utilizada até hoje pelas mulheres esquimós). Mas de todos os métodos, o maior avanço foi a invenção da agulha de mão, que teve suas primeiras versões feitas em marfim de mamute, em ossos de rena e de presas de leão-marinho, há 40 mil anos, conforme constatam os relatos de pesquisadores a respeito de materiais encontrados em cavernas paleolíticas (LAVER, 2006).

Com o tempo a roupa tornou-se um símbolo de poder e vaidade, dado que ao se enfeitar com adornos, como colares de pedras coloridas ou enfeites de chifre polido espetados nas orelhas e no nariz, o macho percebia que além de se destacar, cobria suas imperfeições.

Acredita-se que no final da Idade da Pedra, o uso de roupa já era comum e que a técnica de fabricação de fios já tinha sido dominada. Com isso, houve o aperfeiçoamento de outras técnicas e consequentemente a criação de peças de roupas mais elaboradas.







Referências:
LAVER, James. A roupa e a moda: Uma história concisa. 9 ed.São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
http://evolucaodamoda-apr.blogspot.com/2008/01/pr-histria.html Acesso em: 15 de dezembro de 2010.

Imagens:
http://permita-segostar.blogspot.com/2010_03_01_archive.html Acesso em: 15 de dezembro de 2010
http://renatabatata.wordpress.com/category/figurino/ Acesso em: 15 de dezembro de 2010

Um comentário: